O que é Tonus Muscular?

O que é Tonus Muscular?

Medicamente, o tônus ​​muscular é simplesmente a tensão existente nos músculos naturalmente. 

Os seres humanos têm tônus ​​muscular; e sua importância é fornecer uma aparência geral perfeita, mais energia, equilíbrio e postura, confiança e até controlar o desenvolvimento de certas doenças.

Na fisiologia, o tônus ​​muscular é a resistência dos músculos ao alongamento passivo durante um estado de relaxamento e também a contração ou rigidez de baixo nível dos músculos quando estão em repouso. 

Essencialmente, sua função é fazer com que seus músculos se sintam fortes durante o descanso, sem tensioná-los deliberadamente. 

Qualquer quantidade de firmeza que você sinta em seus músculos enquanto eles estão em repouso sem tensão muscular é a definição do tônus ​​muscular.

Definição de Tonus Muscular

Existem duas definições comuns de tônus ​​muscular. Isso inclui a definição fisiológica real ou precisa e a definição tradicional mais comum. 

A maioria das pessoas confunde definições de tônus ​​muscular e força muscular.

Atualmente, se você encontrar pessoas com um corpo tonificado, poderá pensar que seus músculos têm uma excelente aparência visível. 

Nesse sentido, seu tônus ​​muscular parece desejável apenas porque parece saudável. 

No entanto, a definição fisiológica real do tônus ​​muscular é o estado normal de tensão equilibrada dos músculos ou contração ou rigidez de baixo nível dos músculos quando eles estão em repouso.

Além de manter a postura e o equilíbrio, seus músculos o preparam para a ação, produz energia que mantém os músculos saudáveis ​​e fornece reflexos rápidos e inconscientes a qualquer estímulo interno ou externo imediato.

Por que o tom muscular é importante?

Postura melhorada

Exercícios específicos que se concentram nos músculos abdominais e da parte superior do corpo melhoram a postura. Além disso, a realização de exercícios resistentes ao peso e de baixo impacto em pé pode tonificar os músculos e fortalecer os ossos também. Eles também aliviam o estresse na medula espinhal e diminuem o risco de osteoporose.

Tom muscular leva a resistência melhorada e reduz a possibilidade de adoecer

Em termos de saúde e função, o tônus ​​muscular reduz a gordura corporal e o peso. 

A diminuição do peso corporal na estrutura do corpo leva a uma melhor saúde geral, como benefícios para o coração, o sistema esquelético e as articulações.

Além disso, um corpo tonificado resulta em aumento de energia, mais resistência e melhor flexibilidade. 

Você também diminuirá substancialmente o risco de adquirir certas doenças, como doenças cardiovasculares e diabetes.

Melhore sua Saúde Mental

A pesquisa indicou que as pessoas que se exercitam para tonificar os músculos de maneira consistente melhoraram a saúde mental, reduziram os níveis de estresse, aumentaram a energia e melhoram a autoconfiança.

Um corpo saudável e tonificado resulta em experiências e atividades diárias agradáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *