Plano de Alimentação Saudável para Diabéticos

Plano de Alimentação Saudável para Diabéticos

Uma dieta para diabetes significa simplesmente comer os alimentos mais saudáveis ​​em quantidades moderadas e aderir às refeições regulares.

Uma dieta para diabetes é um plano de alimentação saudável que é naturalmente rico em nutrientes e pobre em gordura e calorias. 

Os principais elementos são:

  • Frutas
  • Legumes
  • Grãos integrais.

Na verdade, uma dieta para diabetes é o melhor plano alimentar para a maioria das pessoas.

Por que você precisa desenvolver um plano de alimentação saudável?

Se você tem diabetes ou pré-diabetes, seu médico provavelmente recomendará que você consulte um nutricionista para ajudá-lo a desenvolver um plano de alimentação saudável. 

O plano ajuda-o a controlar o açúcar no sangue (glicose), a gerir o seu peso e a controlar os factores de risco da doença cardíaca, tais como pressão arterial elevada e gorduras elevadas no sangue.

Quando você come calorias extras e gordura, seu corpo cria um aumento indesejável na glicose no sangue. 

Se a glicemia não for controlada, pode levar a sérios problemas, como um nível alto de glicose no sangue (hiperglicemia) que, se persistente, pode levar a complicações em longo prazo, como danos aos nervos, rins e coração.

Você pode ajudar a manter seu nível de glicose no sangue em uma faixa segura, fazendo escolhas alimentares saudáveis ​​e rastreando seus hábitos alimentares.

Para a maioria das pessoas com diabetes tipo 2, a perda de peso também pode facilitar o controle da glicemia e oferecer uma série de outros benefícios à saúde. 

Se você precisa perder peso, uma dieta para diabetes fornece uma maneira bem organizada e nutritiva de atingir seu objetivo com segurança.

O que Envolve uma Dieta para Diabetes?

Uma dieta de diabetes é baseada em comer três refeições por dia em horários regulares. 

Isso ajuda você a usar melhor a insulina que seu corpo produz ou recebe através de uma medicação.

Um nutricionista registrado pode ajudá-lo a elaborar uma dieta baseada em seus objetivos, gostos e estilo de vida. 

Ele também pode conversar com você sobre como melhorar seus hábitos alimentares, como escolher tamanhos de partes que atendam às necessidades de seu tamanho e nível de atividade.

Alimentos Recomendados

Faça suas calorias contar com esses alimentos nutritivos. Escolha carboidratos saudáveis, alimentos ricos em fibras, peixes e gorduras “boas”.

Carboidratos Saudáveis

Durante a digestão, os açúcares (carboidratos simples) e os amidos (carboidratos complexos) se decompõem em glicose no sangue. Concentre-se em carboidratos saudáveis, como:

  • Frutas
  • Legumes
  • Grãos integrais
  • Legumes, como feijão e ervilhas
  • Produtos lácteos com baixo teor de gordura, como leite e queijo

Evite carboidratos menos saudáveis, como alimentos ou bebidas com gorduras adicionadas, açúcar e sódio.

Alimentos Ricos em Fibras

Fibra dietética inclui todas as partes de alimentos vegetais que seu corpo não pode digerir ou absorver. 

Fibra modera como seu corpo digere e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Alimentos ricos em fibras incluem:

  • Legumes
  • Frutas
  • Nozes
  • Legumes, como feijão e ervilhas
  • Grãos integrais

Peixe = Coração Saudável

Coma peixes que é saudável ​​para o coração pelo menos duas vezes por semana. 

Peixes como salmão, cavala, atum e sardinha são ricos em ácidos graxos ômega-3, que podem prevenir doenças cardíacas.

Evite peixe frito e peixe com altos níveis de mercúrio, como o carapau.

Gorduras “Boas”

Alimentos que contêm gorduras mono-saturadas e poli-saturadas podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol. Esses incluem:

  • Abacates
  • Nozes
  • Óleos de canola, oliva e amendoim

Mas não exagere, pois todas as gorduras são altas em calorias.

Alimentos a Evitar

Diabetes aumenta o risco de doença cardíaca e derrame, acelerando o desenvolvimento de artérias entupidas e endurecidas. 

Alimentos que contenham o seguinte podem funcionar contra o seu objetivo de uma dieta saudável para o coração.

  • Gorduras saturadas. Evite produtos lácteos com alto teor de gordura e proteínas animais, como manteiga, carne, cachorros-quentes, linguiça e bacon. Limite também os óleos de coco e palmiste.
  • Gorduras Trans. Evite gorduras trans encontradas em lanches processados, produtos de panificação, gordura e margarinas.
  • Colesterol. As fontes de colesterol incluem produtos lácteos ricos em gordura e proteínas animais com alto teor de gordura, gemas de ovos, fígado e outras carnes orgânicas. Apontar para não mais de 200 miligramas (mg) de colesterol por dia.
  • Sódio. Apontar para menos de 2.300 mg de sódio por dia. Seu médico pode sugerir que você tenha um objetivo ainda menor se você tiver pressão alta.

Um Menu de Amostra

Ao planejar as refeições, leve em consideração seu tamanho e nível de atividade. O menu a seguir é adaptado para alguém que precisa de 1.200 a 1.600 calorias por dia.

  • Café da manhã. Pão de trigo integral (1 fatia média) com 2 colheres de chá de geléia, 1/2 xícara de cereal de trigo picado com 1 xícara de leite desnatado, 1 pedaço de fruta, café
  • Almoço. Sanduíche de carne assada no pão de trigo com alface, queijo americano com baixo teor de gordura, tomate e maionese, maçã média, água
  • Jantar. Salmão, 1 1/2 colheres de chá de óleo vegetal, batata cozida pequena, 1/2 xícara de cenoura, 1/2 xícara de feijão verde, rolo de jantar branco médio, chá gelado sem açúcar, leite
  • Snack 2 1/2 xícaras de pipoca com 1 1/2 colher de chá de margarina

Quais são os Resultados de uma Dieta para diabetes?

Abraçando o seu plano de alimentação saudável é a melhor maneira de manter seu nível de glicose no sangue sob controle e evitar complicações do diabetes e se você precisa perder peso, pode adaptá-lo aos seus objetivos específicos.

Além de controlar os seus diabetes, uma dieta para diabetes também oferece outros benefícios. 

Como uma dieta para diabetes recomenda quantidades generosas de frutas, vegetais e fibras, é provável que ela diminua o risco de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer e consumir produtos lácteos com baixo teor de gordura pode reduzir o risco de baixa massa óssea no futuro.

Existem Riscos?

Se você tem diabetes, é importante que você faça parceria com seu médico e nutricionista para criar um plano alimentar que funcione para você. Use alimentos saudáveis, controle de porções e agendamento para gerenciar seu nível de glicose no sangue. 

Se você se desviar da sua dieta prescrita, você corre o risco de flutuar os níveis de açúcar no sangue e complicações mais sérias.

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